Sejam Bem-Vindos!

Meu nome é J.Alencar; nasci em mil e novecentos e cinquenta e dois. Aos quarenta e seis anos o Senhor Jesus me resgatou (me fez vê-lo); a partir de então meu coração se declinou a expor o Evangelho, para honra e glória de Deus (Pai), na pessoa do Deus (Filho). Entendo que Jesus (Javé ou Jeová ou YHWH, Filho de Deus desde antes do princípio) é o Verbo, Palavra, Realização de Deus.
Eu declaro que não sou profeta nem tenho revelações como tal. Sou um simples atalaia tocado pelo Espírito Santo e professo a Palavra-de-Deus já revelada e escrita. Não reivindico a originalidade do que aqui compilei, pois trata-se daquilo que consegui coletar de homens piedosos reunidos ao Senhor Jesus, segundo “Mateus 18:20”. Não estamos vinculados a nenhuma Religião ou Grupo Religioso, denominado ou não-denominado. Entendo que qualquer “Ritual Cristão Sistêmico”, exceto o Batismo e a Ceia, é representação da Laodiceia predito em “Apocalipse 3:14-21”; o Batismo e a Ceia, legítimos, aqui referidos, não são aqueles rituais praticados pelas religiões.
A Igreja não é Religião nem tem Templos nem Corpo-Docente de Sacerdotes (Hebreus 7:12-16).

Este não é um Site Religioso. A Igreja do Senhor Jesus não é Religião. As Religiões são usurpadoras do Espírito Santo, pois só a Ele foi outorgado à Igreja (João 14:16 e 15:26, Atos 1:8).

Obs.: Os Termos sublinhados nesta postagem possuem Legendas; passe o mouse sobre eles para visualização.

Como Deus É
📜João, capítulo 1:
  • 1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
  • 2. Ele estava no princípio com Deus.
  • 3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:16-17)
  • 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
    Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente→(no pecado e afastado de Deus), O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. (Gênesis 3:22-23)
  • 11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
  • 12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
  • 14. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
  • 18. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
    Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (1 Timóteo 6:16)

O Senhor Jesus é o próprio Javé que se fez carne em Jesus. Javé é Filho do Deus-Pai.

Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei?
E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo (Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador (Sl.104:4).)
Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade [O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. (Sl.45:6)] é o cetro do teu reino. (Hebreus 1:5-8).
Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei. (Atos 13:33).
[Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. (Sl.2:7)]

Deus não disse isso (tu és meu filho) pra nenhum anjo ou arcanjo nem ninguém, senão ao seu próprio Filho que saiu das suas entranhas de Luz Inacessível.
Em “Mt.3:16-17” as Três Pessoas de Deus se manifestam juntas, aos homens: O Pai→(forma de voz), o Filho→(presença física), e o Espírito-Santo→(forma de pomba).
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
(Mateus 3:16-17).

Negar a plena divindade do Senhor Jesus (Cristo) é negar ao próprio Senhor Jesus, pois fora de Deus não há salvador. Isso testifica que o Filho de Deus é tão Deus quanto seu Pai:
Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. (Isaías 43:11).
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2:11).
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1 João 2:23).
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20).
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Colossenses 2:9).
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:16,17).

As Escrituras Proclamam Que o Senhor Jesus é Deus:
  1. A Bíblia não registra Jesus dizendo as exatas palavras, “Eu sou Deus”. Isto não significa, porém, que Ele não proclamou que era Deus. Tome por exemplo as palavras de Jesus em João 10.30, “Eu e o Pai somos um”. Precisamos apenas olhar para as reações dos Judeus à sua declaração para saber que ele estava afirmando ser Deus. Eles tentaram o apedrejar por esta mesma razão: “Você, um mero homem, afirma ser Deus” (João 10.33). Os Judeus entenderam exatamente que Jesus estava afirmando-deidade. Quando Jesus declarou, “Eu e o Pai somos um”, Ele estava dizendo que ele e o Pai são de uma natureza e essência. João 8.58 é outro exemplo. Jesus declarou, “Eu vos digo a verdade… Antes que abraão existisse, Eu sou!”. Judeus que ouviram esta afirmação reagiram pegando pedras para o matar por blasfêmia, como a Lei Mosaica ordena (Levítico 24.16).
  2. João reitera o conceito da deidade de Jesus: “O Verbo [Jesus] era Deus” e “o verbo se fez carne” (João 1.1; 1.14). Estes versículos claramente indicam que Jesus é Deus encarnado. Atos 20.28 nos diz, “Pastoreai a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. Quem comprou a igreja com o seu próprio sangue? Jesus Cristo. E este mesmo versículo declara que Deus adquiriu Sua igreja com o Seu próprio sangue. Portanto, Jesus é Deus!
  3. Tomé o discípulo declarou acerca de Jesus, “Meu Senhor e meu Deus” (João 20.28). Jesus não o corrige. Tito 2.13 nos encoraja a esperar pela vinda de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo (Veja também 2 Pedro 1.1). Em Hebreus 1.8, O Pai declara de Jesus, “Mas acerca do Filho ele diz, ‘Seu trono, Ó Deus, durará para sempre, e justiça será o cetro de seu reino’“. O Pai refere-se a Jesus como “Ó Deus”, indicando que Jesus certamente é Deus.
  4. Em Apocalipse, um anjo instruiu o apóstolo João a adorar somente a Deus (Apocalipse 19.10). Diversas vezes na Escritura Jesus recebe adoração (Mateus 2.11; 14:33; 28.9; 28.17; Lucas 24.52; João 9.38). Ele nunca repreende as pessoas por o adorarem. Se Jesus não fosse Deus, Ele deveria ter dito às pessoas para não o adorarem, assim como o anjo em Apocalipse fez. Há muitas passagens da Escritura que demonstram a divindade de Jesus.
  5. A razão mais importante pela qual Jesus tem que ser Deus, é que se Ele não fosse Deus, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a penalidade pelos pecados do mundo (1 João 2.2). Um ser criado, o que Jesus seria se não fosse Deus, não poderia pagar a penalidade infinita necessária para o pecado contra o Deus infinito. Somente Deus poderia pagar tão infinita penalidade. Só Deus poderia tomar os pecados do mundo (2 Coríntios 5.21), morrer, e ser ressuscitado, provando sua vitória sobre o pecado e a morte.
  6. Jesus é o próprio Jeová, que se fez carne.
    Ou seja: Jeová é Filho do Deus-Pai, e não Pai de Jesus. As Escrituras tem a prova:
    • Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador (Isaías 43: 11).
    • Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2: 11).
    • E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4: 12).
    • Disse o SENHOR←(Deus-Pai), ao meu-Senhor←(Jeová, Senhor de Davi, Deus-Filho): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. (Salmo 110:1).
    • No princípio era o Verbo←(Jeová), e o Verbo←(Jeová) estava com Deus←(Pai de Jeová), e o Verbo←(Jeová) era Deus.
    • Ele←(Jeová) estava no princípio com Deus←(Pai de Jeová).
    • Todas as coisas foram feitas por ele←(Jeová), e sem ele←(Jeová) nada do que foi feito se fez.
      (João 1:1-3).
    • E o Verbo←(Jeová) se fez carne→(Jesus), e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14).
    Jeová não poderia ser o Pai porque o Pai JAMAIS interagiu com o homem. Quem sempre interagiu como o homem foi o Filho (Jeová/Jesus):
    • Ninguém jamais viu a Deus (Pai); o Deus unigênito (Filho, Jeová/Jesus), que está no seio do pai, é quem o revelou (João 1:18).
    • Aquele (Pai) que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível (o homem não tem acesso); a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
      (1 Timóteo 6:16).
    Por isso Jesus disse:
    • Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
      (João 14:6).

Ore ao Senhor Jesus agora mesmo, para que Ele o aceite e o torne filho de Deus; desta sorte você morrerá no Cristo e nascerá de novo, em Cristo (novo homem), e nenhuma condenação haverá mais sobre ti, pois terás passado da morte para a vida, como Cristo, que após receber nossos pecados sobre si, passou.
Epístola aos Romanos, Capítulo 8:
  1. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
  2. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
  3. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
  4. Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
  5. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
  6. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
  7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
  8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
  9. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
  10. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
  11. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.


 O Senhor Jesus é o próprio Javé adorado por Israel – Clique e saiba o porquê 

Todo aquele que nega que o Senhor Jesus é Deus, é anticristo:
  • Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2Jo.1:9-11)
  • Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1Jo.2:18-23)
  • E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. (1Tm.3:16)
  • 

 ► Veja a “Linha do Tempo” da primeira até a segunda vinda de Cristo 

Uma vez  salvo  para sempre salvo. Por que a salvação não pode jamais ser perdida?
  1. Porque os salvos foram Eleitos e Predestinados antes da fundação do Mundo.
    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:3-5)

    Se um salvo se perdesse, a predestinação e eleição de Deus falhariam.
  2. Porque os salvos tornam-se Filhos, o que é irreversível.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)
  3. Porque a salvação prometida é Eterna. Só no livro de João, Deus promete isso 43 vezes!
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
    Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)
  4. Porque os salvos NÃO mais serão Ré-Condenados; a salvação é definitiva, e não paliativa:
    Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que (pois) não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1)
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
  5. Porque os salvos estão Selados para o Dia da Redenção; ninguém pode remover um Selo de Deus:
    Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
    O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. (2 Coríntios 1:21-22)
    Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; (Efésios 1:13)
  6. Porque o que crê já está morto para o mundo e Renascido com Cristo, para Deus:
    Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Colossenses 3:3)
    Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, (1 Petro 1:5)
    Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)
  7. Porque o Amor aos Eleitos é incondicional:
    Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
    Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)
  8. Porque se Deus não guardasse o salvo, Ele se tornaria, segundo Ele mesmo, um perjuro:
    Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
    A qual temos como áncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, (Hebreus 6:18-19)
  9. Porque se Deus não guardasse o salvo, se tornaria, segundo Ele mesmo, um Quebra-Promessas:
    Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)
    E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. (João 6:39)
  10. Porque se Deus não guardasse o salvo, se tornaria, segundo Ele mesmo, um Mentiroso:
    E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
    Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
    Eu e o Pai somos um. (João 10:28-30)
Observações:
  • Os Religiosos pensam que o “não perdão” por “blasfêmia ao Espírito Santo”, de “Mateus 12:31-32, Marcos 3:28-30, Lucas 12:10″, é condenação de Inferno, e que por isso uma pessoa salva pela fé em Cristo poderia perder a Salvação caso blasfemasse contra o Espírito, mas isso é um erro de interpretação das Escrituras, da parte dos religiosos. Vejamos os versículos:
    • Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. (Mateus 12:31-32)
    • Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo). (Marcos 3:28-30)
    • E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. (Lucas 12:10)

    O NÃO PERDÃO destes versículos referem-se à “CONDENAÇÃO DA CARNE (ser executado por blasfêmia a Deus)”, e não à “Condenação de Inferno”.
    Prosseguindo ainda com os versículo “32 de Mateus” e “29 de Marcos”, o Senhor Jesus disse: “nem neste século nem no futuro” e “nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”, respectivamente.
    Ora, a Lei dada a Israel ordenava que a Blasfêmia contra Deus deveria ser punida com a Pena de Morte, e esta mesma Lei não foi abolida para Israel, embora não tenha nenhum vigor sobre a Igreja; e, portanto, após o Arrebatamento da Igreja e retorno de Israel à ativa, a Lei, no tocante à “Blasfêmia contra Deus” terá a mesma aplicação de NÃO PERDÃO; e por isso o Senhor Jesus disse em Mateus “nem no futuro”, e em Marcos “eterno juízo”; referindo-se ao Futuro Milênio – Reino Milenar de Cristo. Ou seja: No Milênio as Nações serão regidas com “Vara de Ferro” como descrito em “Apocalipse 2:26-27”.
    Considere sempre que:
    • Israel recebeu Lei-Terrena para Cumprir na Terra, pois Israel foi Eleito na Fundação do Mundo.
    • O Senhor Jesus pregou o Evangelho do Reino, para cumprir a Lei de Israel (AT) e não da Igreja.
    • Os 4 Livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas, João) é Evangelho do Reino, para Israel, e está suspenso junto com Israel, e voltará a ser pregado após o Arrebatamento da Igreja.
    • A Igreja recebeu Lei-Celestial porque a Pátria da Igreja é Celestial, pois foi Eleita no Céu.
    • A Igreja, com o Evangelho da Graça, só Nasceu no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo veio e Assumiu a Igreja. A Lei de Israel não tem Nenhum Vigor sobre a Igreja de Cristo.
    • O Evangelho da Graça é o Evangelho dirigido à Igreja, e está nas Epístolas dos Apóstolos.
  • Da cruz até ao arrebatamento, antes da grande tribulação, estamos na Dispensação da Graça, e não da Lei. Toda a Lei, inclusive os Dez Mandamentos, não tem nenhum vigor sobre a Igreja de Cristo. É um erro atribuir qualquer ordenança da Lei à Igreja de Cristo:
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)
Por que muitos pensam que se não perseverarmos perderemos a salvação?
Resposta: Porque ao interpretar “Mateus 10:22” ocorre um entendimento errado do “tempo” e do “tipo” de salvação em que o “perseverar” terá efeito nos salvos; como descrito: E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mateus 10:22)
  • O “tempo”: Será durante a Grande Tribulação (7 anos). Não agora, no tempo da Igreja (Graça).
  • O “tipo”: Será a salvação da Carne (não morrer na Grande Tribulação) para ingressar no Milênio.
  • O “Perseverar”: Continuar vivo apesar das tribulações. Estas coisas descritas em “Mateus 10:21-23” ocorrerão depois do arrebatamento da Igreja e do retorno de Israel à ativa, quando um grupo de remanescente judeu voltar a pregar o Evangelho do Reino  Mateus 24:14 , não o Evangelho da Graça; para então, próximo ao final da Grande Tribulação, Cristo vir  salvar  Israel e estabelecer seu Reino Milenar (Milênio), como descrito: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem. (Mateus 10:21-23)
    Observação:
    Os “espiritualmente salvos”, mas que em todo o mundo morrerem durante a Grande Tribulação por terem crido em Cristo através da pregação do Evangelho do Reino  Mateus 24:14 , são os descritos em “Apocalipse 7:9 e 7:13-14”. Considere que no tempo das Tribulações a Igreja e o Evangelho da Graça não mais existirão, e mesmo que existam autoproclamados “cristãos”, estes serão  ilegítimos .
    Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (Apocalipse 7:9)
    E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Apocalipse 7:13-14)

    Todos que durante o tempo da Igreja (Graça) já tiverem ouvido o  Evangelho da Graça  mas não forem arrebatados, estes não mais terão nenhuma oportunidade de salvação espiritual; os mortos permanecerão no  Hades  aguardando a sentença condenatória diante do  Grande Trono Branco  que acontecerá após o Milênio, e os vivos receberão a  Operação do Erro  para que creiam nas mentiras do Iníquo e sejam condenados.
    Todos, “salvos e não salvos espiritualmente”, que se mantiverem vivos nas Tribulações, ao final o Senhor Jesus separará as Ovelhas dos Bodes. As Ovelhas ingressarão no Milênio (Reino Milenar de Cristo), mas os Bodes serão  enviados ao Hades  onde aguardarão o Grande Trono Branco:
    E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o  reino  que vos está preparado  desde a fundação do mundo ; (Mateus 25:31-34)
    Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41).

O Evangelho do Reino e o Evangelho da Graça (Dois Evangelhos Distintos e Diferentes):
O Evangelho do Reino não deve ser confundido com o Evangelho da Graça de Deus At.20:24, que os cristãos pregam atualmente.
  • O Evangelho do Reino declara as boas novas da vinda do Rei que estabelecerá Seu Reino (Milênio), em poder sobre a terra, sediado em Israel.
    Aqueles que vierem a crer no Evangelho do Reino quando voltar a ser pregado Mt.24:14, e forem preservados durante a “Grande Tribulação”, entrarão no Reino (Milênio) para usufruir de suas bênçãos sobre a Terra. Trata‑se do mesmo Evangelho que era pregado antes do “dia de Pentecostes” por João Batista (Mt.3:1-2), pelo Senhor Jesus Cristo – o Rei (Mt.4:17), e por Seus discípulos (Mt.10:5-7).
    Este Evangelho é exclusivo de Israel que é Terrenal, e não diz respeito à Igreja que é Celestial.
  • O Evangelho da Graça de Deus promete justificação pela fé em Cristo e um lar com Ele no céu por toda a eternidade.
    Salvação pela “Fé em Cristo”, simplesmente, totalmente livre da “Lei de Israel” (Antigo Testamento) ou de qualquer preceito religioso.
    Este Evangelho é dirigido à Igreja em todo o Mundo.

Suspensão Provisória do Evangelho do Reino e Introdução Temporária do Evangelho da Graça:
O Evangelho do Reino foi interrompido porque Israel matou seu Messias, o Senhor Jesus, que seria já naquele tempo, o Rei de Israel por mil anos (Milênio), com domínio sobre todas as nações do mundo, conforme a promessa feita a Abraão Gn.22:18; com isso Deus “congelou” (desativou provisoriamente) seu povo (Israel, Oliveira), enxertando a Igreja (Zambujeiro) até que esta (Igreja) cumpra seu tempo e seja arrebatada 1Ts.4:16-17, para então Israel voltar à ativa e completar a pregação do Evangelho do Reino Mt.24:14, quando então, no final da Grande Tribulação, Cristo voltará para Israel Zc.14:4 e estabelecerá Seu Reino Milenar.
Porque, se tu→(Igreja) foste cortado→(extraído) do natural zambujeiro→(gentios, oliveira-brava) e, contra a natureza→(extraordinariamente), enxertado→(sobreposto) na boa oliveira→(Israel), quanto mais esses→(Israel), que são naturais→(boa-oliveira), serão enxertados→(RETORNADOS) na sua própria oliveira→(Israel)!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento→(rejeição ao Messias) veio em parte sobre Israel, até→(arrebatamento da Igreja e retorno de Israel) que a plenitude→(completo) dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel→(ISRAEL) será salvo, como está escrito: De Sião→(Jerusalém) virá o Libertador→(Messias), E desviará de Jacó→(Israel) as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles→(Israel), Quando eu tirar os seus pecados.
(Romanos 11:24-27)

Paulo confirma outra vez em “1Co.13:9-10” que a Igreja (noiva de Cristo) tem um tempo limitado de existência na Terra, e que esse tempo se encerrará pelo menos sete anos antes do retorno de Cristo para os seus→(Israel), para reinar em poder durante o Milênio:
Porque, em parte←(Igreja), conhecemos, e em parte←(Igreja) profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito←(Cristo), então o que o é em parte←(Igreja) será aniquilado.
(1 Coríntios 13:9-10)

Deus levantou Paulo para pregar o Evangelho da Graça Atos 20:24 e revelar os Mistérios que a nenhum Profeta da Lei nem aos Anjos do Céu tinha dado a conhecer, mas que estavam ocultos somente em Deus:
A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.
(Efésios 3:8-10)

Deus Trata a Igreja Diferentemente de Israel:
Considere que Deus dá tratamentos (Dispensações) diferenciados entre Israel e Igreja. A Dispensação de Israel é diferente da Dispensação da Igreja. A Lei, dada a Israel, em toda sua extensão, incluindo os Dez Mandamentos, não tem nenhum vigor sobre a Igreja, pois o Sacerdócio do Senhor Jesus (Cristo) para a Igreja é segundo a ordem de Melquisedeque, enquanto que o Sacerdócio de Arão (Levita) é segundo a Lei dada a Moisés.
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
Hebreus 7:11-19

 Veja a “Linha do Tempo” da primeira até a segunda vinda de Cristo 

Israel e Igreja
Duas Dispensações distintas, Dois Sacerdócios distintos, Dois Evangelhos distintos

O Sacerdócio de Arão (Levita) é segundo a Lei dada a Moisés. O Sacerdócio de Cristo é segundo a Ordem de Melquisedeque: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. (Hebreus 7:11-14)

O Evangelho do Reino – Específico a Israel: O Cumprimento da Lei.
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento (Mateus 10:7-10).

O Evangelho da Graça – Específico à Igreja: Salvação pela Fé.
…Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo… (Atos 16:31).

No Milênio, Dispensação da Plenitude dos Tempos, Israel na Terra e Igreja no Céu, alcançarão a Graça:
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Efésios 1:9-10).

12. Amor

Cremos Na Palavra de Deus Que Está Testamentada Nas Escrituras de Deus (Bíblia):
  • Anunciamos a Bíblia inteira como Eterna Palavra de Deus, escrita, inspirada pelo Espírito Santo, infalível, sendo guia seguro para fé e conduta cristã:
    • Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
    • Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
    (2 Timóteo 3:16-17).
  • Ninguém poderá por outro fundamento:
    • Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. (2 Pedro 3:2).
    • Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Coríntios 3:11)
    • Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
    • É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
    (1 Timóteo 6:3-4).
    • Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26).
  • Qualquer ensinamento, além do que já está posto, é anátema (maldito):
    • Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    • Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
    (Gálatas 1:8-9).
Nas Escrituras de Deus:
  1. Aprendo que há um Deus vivo[1], que nos é completamente revelado em Cristo[2], e conhecido por intermédio dEle como Pai, Filho e Espírito Santo[3], na unidade da Divindade[4], porém revelados como tendo vontade[5] e ações[6] distintas, enviando e sendo enviados[7], vindo[8], distribuindo[9] etc., ou, como se costuma dizer entre os cristãos, três Pessoas em um só Deus, ou Trindade em Unidade. Deus é o Criador de todas as coisas, mas o ato de criar é atribuído pessoalmente ao Verbo e ao Filho, e à operação do Espírito de Deus[10].
    [1] 1 Tm 2:5; 4:10; [2] Jo 1:18; [3] Mt 3:16-17; 28:19; Ef 2:18; [4] Jo 5:19; 1 Co 12:6; [5] Jo 6:38-40; 5:21; 1 Co 12:11; [6] Jo 5:17; 1 Co 12:11; [7] Jo 14:26; 15:26; 5:24,37; 1 Pe 1:12; 1 Jo 4:14; [8] Jo 15:26; 16:7-8,13; 1 Co 12:11; Gn 1:1-2; Jó 26:13; Jo 1:1,3; Cl 1:16; Hb 1:2.

  2. Aprendo que o Verbo, que estava com Deus e era Deus, se fez carne e habitou entre nós[11], tendo o Pai enviado o Filho para ser o Salvador do mundo[12]; que Ele, como Cristo*, nasceu de uma mulher[13] pelo poder do Espírito Santo que cobriu a virgem Maria[14], um verdadeiro Homem[15], sem pecado[16], em Quem habita corporalmente toda a plenitude da Divindade[17], o qual é a descendência prometida de Davi segundo a carne[18], Filho do Homem[19] e Filho de Deus[20], declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação pela ressurreição dentre os mortos[21], uma Pessoa bendita, Deus e Homem[22], o Homem Jesus Cristo[23], o Homem ungido[24], Javé o Salvador[25].
    [11] Jo 1:1-2,14; [12] Jo 4:14; [13] Gl 4:4; [14] Lc 1:35; [15] Fp 2:7; Hb 2:14,17; 1 Jo 4:2; 2 Jo 7; [16] Lc 1:35; 1 Jo 3:5; [17] Cl 2:9; [18] Rm 1:3; At 2:30; 13:23; 2 Tm 2:8; [19] Mt 16:13; [20] Jo 1:18,34; [21] Rm 1:4; [22] Fp 2:6-10; 2 Co 5:19-21; Hb 1-2; 1 Jo 2:23-3:3; 5:20; Ap 22:12-13; Jo 1:1,14; 8:58, etc.; [23] 1 Tm 2:5; [24] At 10:38; [25] Mt 1:21. *A palavra “Cristo” ou “Messias” significa “ungido”, e “Jesus” ou “Joshua” significa “Javé” ou “Jah o Salvador”.
  3. Aprendo que Ele morreu por nossos pecados conforme as Escrituras[26], tendo Se manifestado uma vez na consumação dos séculos para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo[27]; que Ele levou nossos pecados em Seu próprio corpo no madeiro, sofrendo pelos pecados, o Justo pelo injusto, para nos levar a Deus[28], e que Ele é nossa justiça perante Deus[29].
    [26] 1 Co 15:3; [27] Hb 9:26; [28] 1 Pe 2:24; 3:18; [29] 1 Co 1:30; Hb 9:24
  4. Aprendo que Ele ressuscitou dentre os mortos[30], tendo sido ressuscitado por Deus, por Si mesmo, pela glória do Pai[31], e ascendeu às alturas[32], havendo feito por Si mesmo a purificação de nossos pecados, assentando-Se à destra de Deus[33].
    [30] 1 Co 15:20; Mt 28:6 etc.; [31] At 3:15; Jo 2:19; Rm 6:4; Ef 1:20; [32] Mc 16:19; Lc 24:51; Ef 4:8-10 etc.; [33] Hb 1:3; 10:12; Ef 1:20-21 etc.
  5. Aprendo que após a ascensão de Cristo o Espírito Santo foi enviado ao mundo para habitar em Seu povo, individual e coletivamente, de modo que de ambos os modos estes são o templo de Deus[34]. Somos selados[35] e ungidos com esse Espírito[36], havendo o amor de Deus sido derramado em nossos corações[37], somos guiados por Ele[38], e Ele é penhor (garantia) da nossa herança[39]; e clamamos Aba, Pai, sabendo que somos filhos[40].
    [34] Jo 16:7; 7:39; Rm 8:9; o Pai envia, Jo 14:26; Cristo envia a partir do Pai, Jo 14:16-17,26; Ro 8:11; 1 Co 6:19; 3:16; Ef 2:22; 1 Co 12:13; Ef 5:30; 1:23; [35] Ef 1:13; 2 Co 1:22; [36] 2 Co 1:21; 1 Jo 2:20,27; [37] Rm 5:5; [38] Rm 8:14 [39] Ef 1:14; 2 Co 1:22; 5:5; [40] Rm 8:15; Gl 4:6.
  6. Aprendo que Cristo voltará para nos receber para Si mesmo[41], ressuscitando aqueles que são Seus, ou transformando os que estiverem vivos – transformando seus corpos à semelhança do Seu corpo glorioso, conforme o poder pelo qual Ele é capaz de sujeitar todas as coisas a Si mesmo[42]; e que aqueles que morrem antes disso partem para estar com Ele[43].
    [41] Jo 14:3; [42]1 Ts 4:16-17; 1 Co 15:23,51-52; Fp 3:20-21; [43] 2 Co 5:8; Lc 23:43; At 7:59.
  7. Aprendo que Deus determinou um dia em que irá julgar este mundo habitável em justiça por meio dAquele que ordenou, do que deu certeza a todos os homens ressuscitando-O dentre os mortos[44], e que no final Ele irá assentar-Se no grande trono branco e julgar os mortos, pequenos e grandes[45].
    [44] At 17:31; [45] Ap 20:11-12.
  8. Aprendo que cada um de nós deverá dar contas de si para Deus[46] e receber conforme o que tiver feito no corpo, seja o bem ou o mal[47], e assim como os justos herdarão a vida eterna(48], os ímpios serão punidos com a eterna destruição da presença do Senhor, sendo lançados no castigo eterno, no lago de fogo preparado para o diabo e seus anjos, e quem não for achado no livro da vida será lançado no lago de fogo[49].
    [46] Rm 14:12; [47] 2 Co 5:10; [48] Rm 6:22-23; Mt 25:46; [49] 2 Ts 1:7-9; Mt 25:46; Ap 20:15.
  9. Aprendo que este Ser bendito, o Senhor Jesus Cristo, morreu por todos, entregando-Se a Si mesmo como um resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo[50], que Ele fez propiciação por nossos pecados, e não apenas pelos nossos, mas pelos de todo o mundo.
    [50] 2 Co 5:14; 1 Tm 2:6; 1 Jo 2:2.
  10. Aprendo que Cristo conquistou assim uma eterna redenção[51], e que pela única oferta de Si mesmo de uma vez para sempre purificou todos os pecados de todos os que nEle creem[52], e que pela fé nEle suas consciências são também purificadas[53], e que Deus não se lembra mais de seus pecados e iniquidades[54], e tendo sido chamados por Deus, recebem a promessa da herança eterna[55], sendo aperfeiçoados para sempre, de modo que temos intrepidez para entrar no santuário pelo Seu sangue, pelo novo e vivo caminho que Ele abriu para nós[56].
    [51] Hb 9:12; [52] Hb 1:3; 9:22; 10:2; [53] Hb 9:14; 10:2; [54] Hb 10:17; [55] Hb 9:15; [56] Hb 10:14,19-20.
  11. Aprendo que para entrar no reino de Deus devemos nascer da água e do Espírito, nascer de novo[57], por estarmos naturalmente mortos em pecados, e sendo por natureza filhos da ira[58]. Que aquilo que Deus usa para nos fazer nascer de novo é a Sua Palavra[59]. Portanto é pela fé que nos tornamos Seus filhos[60].
    [57] Jo 3:3,5; [58] Ef 2:1,3; 2 Co 5:14; [59] Tg 1:18; 1 Pe 1:23; [60] Gl 3:26.
  12. Aprendo que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna[61], mas que para isso Deus, sendo um Deus santo e justo, precisou que o Filho do Homem fosse levantado na cruz[62], onde Ele levou nossos pecados sobre Seu próprio corpo no madeiro[63] e foi feito pecado por nós, para que nós pudéssemos ser feitos justiça de Deus nEle[64].
    [61] Jo 3:16; [62] Jo 3:14-15; [63] 1 Pe 2:24; [64] 2 Co 5:21.
  13. Aprendo que Ele amou a igreja e Se entregou por ela, para santificá-la e purificá-la pelo lavar de água pela Palavra, para poder apresentá-la a Si mesmo igreja gloriosa, sem mancha ou defeito de qualquer espécie[65].
    [65] Ef 5:25-27.
  14. Aprendo que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e sem ofensa diante dEle em amor[66].
    [66] Ef 1:4.
  15. Aprendo que aqueles que creem são selados com o Espírito Santo, que é o penhor da nossa herança até a redenção da Sua possessão[67]; que por intermédio dEle o amor de Deus é derramado em nossos corações[68], que não recebemos o espírito de escravidão para voltarmos a temer, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos, Aba, Pai[69]; que aqueles que receberam esse Espírito não apenas clamam Aba, Pai, mas sabem que estão em Cristo e Cristo neles; que assim não apenas Cristo entra na presença de Deus por eles, mas eles se encontram nEle que está assentado à destra de Deus, aguardando até que todos os Seus inimigos sejam colocados como estrado de Seus pés[70]; que os que são dEle estão mortos para o pecado aos olhos de Deus, e que assim se consideram havendo se despido do velho homem, e tendo vestido o novo; vivos para Deus por intermédio de Jesus Cristo (Cristo é sua nova vida); crucificados para o mundo, e mortos para a lei[71].
    [67] Ef 1:13-14; 2 Co 1:22; [68] Rm 5:5; [69] Rm 8:15; Gl 4:6; Jo 14:20; [70] Ef 2:6; Hb 9:24; 10:12-13; [71] Cl 3:3-4,9-10; Rm 6:6,11; Gl 2:20; 6:14.
  16. Aprendo assim que se eles estão em Cristo, Cristo está neles e eles são chamados a manifestarem a vida de Jesus em seus corpos de carne mortal[72] e a andar como Ele andou[73], tendo sido colocados por Deus no mundo como epístolas de Cristo[74], cuja graça é suficiente para eles, e cuja força é aperfeiçoada em suas próprias fraquezas[75].
    [72] Jo 14:20; Rm 8:10; 2 Co 4:10; [73] 1 Jo 2:6; [74] 2 Co 3:3; [75] 2 Co 12:9.
  17. Aprendo que eles são convertidos para esperar o Filho de Deus vindo dos céus[76] e são ensinados a viverem assim, e que eles têm a promessa de que jamais perecerão, nem qualquer homem poderá arrebatá-los da mão de Cristo[77], mas que Deus irá confirmá-los até o fim, para que sejam sem ofensa no dia de nosso Senhor Jesus Cristo[78].
    [76] 1 Ts 1:10; Tt 2:12-13; Lc 12:35-37; [77] Jo 10:28; [78]; 1 Co 1:7-9.
  18. Aprendo que eles têm parte nesses privilégios pela fé em Cristo Jesus, em virtude do que lhes é imputada justiça[79]; que Cristo, que obedeceu até a morte e efetuou uma obra perfeita na cruz para eles[80] é agora a justiça deles, feito assim por Deus[81], e que somos feitos justiça de Deus em Cristo[82]; que assim como o Seu precioso sangue nos purifica de todo pecado, também somos pessoalmente aceitos no Amado[83], para que assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, também pela obediência de Um muitos serão feitos justos[84].
    [79] Rm 5:1-2; Gl 3:24-26; 3:11,14; Rm 4:16; Ef 2:8; 2 Co 5:7; Gl 2:20; Hb 11:4; At 13:39; Gl 3:6,9; Rm 4:24-25 etc.; [80] Fp 2:8; Jo 17:4; Hb 7:27; 9:25-28; 10:12,18; [81] 1 Co 1:30; [82] 2 Co 5:21; [83] Ef 1:6; [84] Rm 5:19.
  19. Aprendo que somos santificados — ou separados para Deus — por Deus Pai por intermédio da oferenda de Jesus Cristo feita de uma vez para sempre, e pela operação e poder do Espírito Santo através da verdade, de modo que todos os cristãos são santos[85]; e que em nossa condição prática devemos buscar a santidade[86] e crescer à medida da estatura da plenitude de Cristo, sendo transformados à Sua imagem, ao qual seremos feitos perfeitamente conformes na glória[87].
    [85] Jd 1; Hb 10:10; 2 Ts 2:13; 1 Co 6:11; Jo 17:17,19; 1 Pe 1:22; Rm 1:7; 1 Co 1:2; Ef 1:1; [86] Hb 12:14; 2 Pe 3:14; [87] Ef 4:13,15; 2 Co 3:18; 1 Jo 3:2-3; Ef 4:1; Col. 1:10; 1 Ts 2:12; 5:23.
  20. Aprendo que o Senhor deixou dois rituais ou ordenanças, ambas significando Sua morte; uma iniciatória, a outra para ser continuamente observada na igreja de Deus: o batismo e a ceia do Senhor[88].
    [88] Mt 28:19; Mc 16:16; At 2:38; 8:12,16,36; 9:18; Ef 4:5; 1 Co 1:17; 1 Pe 3:21; Rm 6:3; Col. 2:12; Mt 26:26-28; Mc 14:22-23; Lc 22:19-20; 1 Co 11:23-26; 10:3-4.
  21. Aprendo que quando Cristo ascendeu às alturas Ele deu dons para os homens, para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, e para que todo o corpo de Cristo, devidamente unido e ligado por toda e qualquer junta, cresça para a edificação de si mesmo em amor[89].
    [89] Ef 4:6-13; At 2:33; 1 Co 12:28; Rm 12:6; 1 Pe 4:10-11; Mt 25:14; Lc 19:13.
  22. Aprendo que, assim como a graça e o soberano amor de Deus são a fonte e origem de toda bênção[90], também é pela contínua e diligente dependência dessa graça que podemos andar após Ele e para a Sua glória, o qual nos deixou exemplo para seguirmos os Seus passos[91].
    [90] Jo 3:16,27; 1 Co 2:12; 4:7; Ef 2:7-10; Titus 2:11; [91] Jo 15:5; Fp 2:12-13; 1 Ts 5:17; Rm 12:12; Lc 18:1; 2 Pe 1:5-10, e muitos outros. Jo 8:12; 10:4; 12:26; 17:10; 2 Co 5:15; 1 Co 6:19-20; Rm 14:7-8; 1 Co 10:31; Col. 3:17; 1 Jo 2:6; 1 Pe 2:2.
  23. Aprendo, pelo exemplo e autoridade do Senhor e de Seus apóstolos, que as Escrituras do Antigo e Novo Testamentos são inspiradas por Deus, e devem ser recebidas como a Palavra de Deus, estando nelas a autoridade divina, e que elas efetivamente operam naqueles que creem[92], e que o testemunho do Senhor é seguro, tornando o simples sábio, discernindo os propósitos e pensamentos do coração, sendo entendida, não pela sabedoria humana, mas pelo ensino de Deus, sendo espiritualmente discernida; elas são reveladas, comunicadas e discernidas pelo Espírito[93].
    [92] Mt 4:4,7,10; Lc 24:25-27,44-46; Jo 5:39; 10:35; Mt 5:17-18; Jo 20:9; Mt 1:23, e muitas outras passagens. Mt 26:54; 2 Pe 1:20-21; Gl 3:8; 2 Tm 3:14-17; 1 Ts 2:13; 1 Co 15:2-3; 2:13; 14:36-37; Rm 16:26, onde a tradução correta é “escrituras proféticas” e não “escrituras dos profetas”, pois ali não está chamando de Escrituras o Antigo Testamento, mas o Novo; 2 Pe 3:16; [93] Sl. 19:7; Hb 4:12-13; Lc 24:45; 1 Co 2:10; 1 Jo 2:20,27; Jo 6:45; 1 Co 2:12-14.
  24. Aprendo que, apesar de somente Deus ser imortal em Si mesmo e por Si mesmo[94], os anjos não estão sujeitos à morte[95], e que a morte do homem não afeta a vida de seu espírito, seja ele ímpio ou renovado, mas que toda vida pertence a Deus, inclusive os mortos[96], e que os ímpios ressuscitarão tanto quanto os justos[97].
    [94] 1 Tm 6:16; [95] Lc 20:36; [96] Lc 12:4-5; Mt 10:28; Lc 16:23; 20:38; [97] Jo 5:28-29; At 24:15.
  25. Aprendo que toda assembleia de Deus é ligada pelo exercício da disciplina, em conformidade com a Palavra, para se manter pura na doutrina e em um piedoso andar[98].
    [98] Hb 12:15-17; 1 Tm 3:15; Titus 3:10-11; 1 Co 5:7,13.

Fonte: J.N.Darby

AVISO: Propagandas Abaixo Desta Barra, no Topo e nas Laterais, Não Tem Aval Deste Site.